Fones: (41) 3320.3685 / (41) 3322.1056
Links Úteis
   :: NOVIDADES

10/05/2011 |
Uso de Tamoxifeno combinado a antidepressivos
Sabemos que aproximadamente 70% das pacientes portadoras de câncer de mama apresentam positividade para os receptores hormonais e que nestes casos o tratamento com tamoxifeno se mostra muito eficaz e adequado.
Contudo existem interações medicamentosas que podem reduzir a eficácia do tratamento com o tamoxifeno, por isso é sempre importante comunicar o médico assistente sobre as medicações que estão sendo utilizadas, principalmente os antidepressivos.

Aqui citamos alguns medicamentos a serem evitados quando se está utilizando o tamoxifeno.

1-Inibidores seletivos da recaptação da serotonina e noradrenergicos: paroxetina, fluoxetina, bupropiona, and duloxetina

2-Antipsicóticos: tioridazina, perfenazina, and pimozide

3-Cardiovasculares: quinidina and ticlopidina

4-Doenças infecciosas: terfenadina and quinidina

SÃO ALTERNATIVAS PARA ESTES FÁRMACOS

1-Antidepresssivos: venlafaxina, desvenlafaxina, reboxetina, escitalopram, e mirtazapina.

2-Antipsicóticos: tiotixeno, clozapina, risperidona, olanzapina, ziprasidona, e quetiapina

3-Cardiovasculares: diltiazen

4-Doenças infecciosas: indinavir, saquinavir, nelfinavir, delavirdina, nevirapina,e efavirenz

Coprescription of Tamoxifen and Medications That Inhibit CYP2D6